Pagamento de bolsas
Como funciona o fluxo de pagamento de bolsas?
O fluxo de pagamento envolve ações da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) e da PROAD. A folha de pagamento é gerada no 1º dia útil do mês, dessa forma é necessário que nessa data a matrícula esteja ativa no CGA. A CAE é responsável por gerar a folha de pagamento e a lista credora no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).
Após isso, o processo é encaminhado para a PROAD, que é responsável por continuar todo o restante do fluxo de pagamento.
Quando é realizado o pagamento das bolsas?
Os pagamentos de bolsas (atendimentos diretos) são realizados até o dia 15 de cada mês.
Para entender um pouco mais: A UFG, por meio da CAE e PROAD, preparam e priorizam todos os processos de pagamentos referente às bolsas dos/as estudantes atendidos na Assistência Estudantil. Entretanto, para o efetivo pagamento, a Universidade depende dos repasses financeiros remetidos pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), por isso não é possível dar uma previsão exata. Assim que o MEC realiza o depósito na conta bancária da UFG o sistema de pagamento efetiva o depósito na conta dos/as estudantes. É por essa razão que em alguns meses o pagamento, em geral, ocorre no início do mês e outros não.
Meu/minha colega já recebeu, por que eu ainda não recebi?
O pagamento chega primeiramente na Central do Banco do Brasil e depois é distribuído para outros bancos. Sendo assim, quem possui conta no Banco do Brasil recebe primeiro.
O prazo para a distribuição é de 3 dias a partir do início do pagamento.
O que devo fazer caso meu pagamento não caia após o 15º dia do mês?
Você deve procurar a nossa equipe através do e-mail: cae.goias@ufg.br.
Quando devo atualizar meus dados bancários?
Se você já recebe alguma bolsa da PRAE e quiser trocar de conta. Ao trocar de conta bancária você precisa atualizar essa informação no SIGAA (aba de dados pessoais) e informar nossa equipe através do e-mail: cae.goias@ufg.br.
Recebi determinada Bolsa até o mês passado, por que parei de receber?
Várias situações podem provocar o desligamento da Assistências Estudantil. As mais comuns são:
1ª possibilidade: Você está sem vínculo com a universidade. Isso acontece quando você está inativo/a no CGA. São fatores para ficar inativo/a: troca de curso, trancamento, conclusão de curso, exclusão da universidade, não renovação de matrícula.
2ª possibilidade: Você foi contemplado/a com uma bolsa de maior valor ou que não pode acumular com as bolsas da PRAE, por exemplo: a Bolsa Permanência MEC ou a Bolsa Promisaes/Mérito.
3ª possibilidade: Você não atendeu alguma convocação da PRAE que condiciona isso ao pagamento. Por exemplo: Você foi convocado/a pelo Desligamento Processual mas não recorreu de acordo com o programado.
4ª possibilidade: A Bolsa era de pagamento temporário. Por exemplo: Bolsa Acolhe ou a Bolsa Emergencial.
Troquei de curso, deixo de receber a minha bolsa?
Ao trocar de curso você não deixa de ser bolsista da PRAE. Contudo, para receber a sua bolsa é preciso que você esteja ativo/a no CGA. Lembre-se de informar para o/a servidor/a que estiver fazendo sua matrícula no novo curso que você é bolsista, pois o CGA realiza um controle. Avise também a CAE pelo e-mail cae.goias@ufg.br.
Quais bancos/contas são aceitas para o pagamento de bolsas?
A UFG realiza pagamento em conta corrente. A única conta poupança aceita é da Caixa Econômica Federal, operação 013 , SEM limite.
Os únicos bancos digitais aceitos pela UFG são: Banco Intermedium (Inter), Banco NEON, NuBank.
A UFG não realiza pagamento para as seguintes modalidades de contas: conta fácil, conta universitária, conta salário, contas que sejam vinculadas ao CPF de outra pessoa.
Não tenho conta bancária, posso usar a conta bancária de outra pessoa para receber?
Não é possível usar a conta bancária de outra pessoa.
Tenho dúvidas sobre a Bolsa Permanência MEC com quem devo falar?
O servidor responsável é o Fabrício Oliveira ele atende pelo e-mail fabriciohenrique@ufg.br
Posso acumular a/as bolsa/s da PRAE com bolsas acadêmicas?
Sim, é possível acumular a/as bolsa/s vinculadas ao PNAES com bolsas acadêmicas como monitorias, Bolsa de Iniciação à Pesquisa, Residência Pedagógica, estágios, etc.